Sejam bem vindos!

Saúde e Bem Estar

Tratamentos personalizados

Bel Col, Adcos e Vita Derm

*Pré e pós operatorio de cirurgia plastica e outras

*Limpeza de Pele

*Tratamento de Acne

*Tratamentos faciais para rejuvenescimento e combate a flacidez

*Hidratação facial

*Drenagem linfática

*Tratamentos corporais de Redução de Medidas e Celulite

*Talasoterapia

*Estimulação Russa

*Hidratação Corporal

*Argiloterapia

*Massagem Relaxante com Pedras

*Aromoterapia

*Nutrição

*Dia da Noiva

Agora tambem Auriculoterapia e Depilação

Venha fazer sua avaliação gratuita!









http://marcelapagliuso-estetica.blogspot.com/





Orkut: Espaço Estético Marcela Pagliuso







Agende seu horario e ou avaliação pelo Telefone fixo

(035) 35210401 Passos/MG

domingo, 13 de junho de 2010

Filtros solares

A Pele e o Sol

Radiação Ultravioleta A parte perigosa da luz solar

A radiação Ultravioleta ( UV ) faz parte da luz solar que atinge a Terra. Ao atingir nossa pele, os raios UV penetram profundamente e desencadeiam reações imediatas como as queimaduras solares, as fotoalergias (alergias desencadeadas pela luz solar) e o bronzeamento.
Provocam também reações tardias, devido ao efeito acumulativo da radiação durante a vida, causando o envelhecimento cutâneo e as alterações celulares que, através de mutações genéticas, predispõem ao câncer da pele.

A radiação UV que atinge a Terra se divide em radiação UVA e UVB (os raios UVC não atingem a Terra):

Radiação UVA

Maior parte do espectro ultra violeta, a radiação UVA possui intensidade constante durante todo o ano, atingindo a pele praticamente da mesma forma durante o inverno ou o verão. Sua intensidade também não varia muito ao longo do dia, sendo pouco maior entre 10 e 16 horas que nos outros horários. Penetra profundamente na pele, sendo a principal responsável pelo fotoenvelhecimento. Tem importante participação nas fotoalergias e também predispõe a pele ao surgimento do câncer. O UVA também está presente nas câmaras de bronzeamento artificial, em doses mais altas do que na radiação proveniente do sol.
Fotoenvelhecimento

Radiação UVB
Sua incidência aumenta muito durante o verão, especialmente nos horários entre 10 e 16 horas quando a intensidade dos raios atinge seu máximo. Os raios UVB penetram superficialmente e causam as queimaduras solares. É a principal responsável pelas alterações celulares que predispõem ao câncer da pele.

Queimadura solar -Considerações importantes

1) Apenas os raios UVB causam as queimaduras solares portanto, o fato de você não ter ficado vermelho, não significa que sua pele não sofreu a ação danosa da radiação UV, porque o UVA não causa queimaduras mas danifica a pele. Aquele sol de inverno que pareceu não causar problemas porque você não se queimou nada, na verdade também está prejudicando sua pele favorecendo, principalmente, o seu envelhecimento, da mesma forma que as câmaras de bronzeamento artificial.

2) A quantidade de UVA emitida por uma câmara de bronzeamento pode chegar a ser 10 vezes maior que a da luz solar. Pode-se imaginar o dano causado à pele por este tipo de tratamento. Dano este que só vai aparecer com o passar dos anos. O uso destas câmaras para bronzeamento deve ser evitado apesar das alegações de que não fazem mal à pele. Elas provocam o envelhecimento precoce e predispõem ao surgimento do câncer da pele.

3) O FPS representa apenas a proteção contra o UVB. Alguns filtros solares já trazem também o fator de proteção contra o UVA.

4) EVITE OS HORÁRIOS ENTRE 10 E 16 HORAS. Este é o pior horário para se expor ao sol devido à grande intensidade da radiação UVB, principal causadora do câncer da pele. Se você tem que se expor ao sol neste horário, proteja-se intensamente com protetores solares de FPS alto, use chapéus, roupas e barracas. Quem tem a ganhar é você.


Filtros Solares:

Proteção contra a radiação solar

Os filtros solares ou protetores solares são substâncias que aplicadas sobre a pele protegem a mesma contra a ação dos raios ultra-violeta (UV) do sol. Os filtros solares podem ser químicos (absorvem os raios UV) ou físicos (refletem os raios UV). É comum a associação de filtros químicos e físicos para se obter um filtro solar de FPS mais alto.

O que é FPS?
FPS significa Fator de Proteção Solar. Todo filtro solar tem um número que determina o seu FPS, que pode variar de 2 a 60 (até agora, nos produtos comercializados no Brasil). O FPS mede a proteção contra os raios UVB, responsáveis pela queimadura solar, mas não medem a proteção contra os raios UVA.

O que significa o valor do FPS?
A pele, quando exposta ao sol sem proteção, leva um determinado tempo para ficar vermelha. Quando se usa um filtro solar com FPS 15, por exemplo, a mesma pele leva 15 vezes mais tempo para ficar vermelha.

A partir do FPS 15 todos os filtros são iguais?
Não. Esta é uma idéia que foi divulgada de forma errada. O filtro solar com FPS 15 bloqueia a maior parte dos raios UV e o aumento do FPS aumenta pouco o bloqueio destes raios. No entanto, o tempo em que o filtro solar continuará a absorver os raios UV será maior quanto maior for o FPS, diminuindo a frequência da reaplicação.

Como devo escolher o FPS do meu filtro solar?

O filtro solar deve proteger a pele evitando o dano causado pela radiação solar. Se o filtro que você utiliza permite que sua pele fique vermelha após a exposição ao sol, isto é sinal de que a proteção não está sendo eficaz. Neste caso, você deve aumentar o FPS ou então reaplicar o filtro solar com um intervalo menor.

O fator mínimo para uma proteção adequada é o FPS 15, aplicando o filtro generosamente sempre 20 a 30 minutos antes de se expor ao sol e reaplicando a cada 2 horas. Entretanto, como o FPS é determinado em laboratórios, sob condições especiais, minha recomendação pessoal é dar uma margem de segurança, usando sempre um filtro solar com FPS igual ou maior que 25.

"Oil free"? Hipoalergênico? Entenda seu filtro solar.

A linguagem utilizada nos rótulos dos filtros solares muitas vezes deixa o consumidor confuso na hora da compra. Aprenda abaixo o que significam os termos mais frequentes e escolha aqueles mais indicados ao seu tipo de pele:

Anti UVA e UVB: filtros que protegem contra os raios ultravioleta A e ultravioleta B.

Hipoalergênico: utiliza substâncias que geralmente não provocam alergias.

Livre de PABA ou "PABA Free": filtros que não contém a substância PABA, que tem alto poder de causar alergias.

Livre de óleo ou "oil free": filtros cujos veículos não contém oleos animais e vegetais e sim minerais como o silicone por exemplo. São os mais indicados para pessoas de pele oleosa ou com tendência à formação de cravos e espinhas.

Não comedogênico: filtros que não obstruem os poros, evitando assim a formação de cravos. São também indicados para pessoas de pele oleosa e com tendência à formação de cravos e espinhas.

Lembre-se sempre...
Filtro solar que protege não deixa queimar. Filtro solar que deixa queimar não protege


Fototipos Cutâneos:
Classificação da pele de acordo com a sua cor Fototipos*

Descrição e Sensibilidade ao Sol

I - Branca
Queima com facilidade, nunca bronzeia
Muito sensível

II - Branca
Queima com facilidade, bronzeia muito pouco
Sensível

III - Morena Clara
Queima moderadamente, bronzeia moderadamente
Normal

IV - Morena Moderada
Queima pouco, bronzeia com facilidade
Normal

V - Morena Escura
Queima raramente, bronzeia bastante
Pouco sensível

VI - Negra
Nunca queima, totamente pigmentada
Insensível

* Segundo a Classificação de Fitzpatrick

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.