Sejam bem vindos!

Saúde e Bem Estar

Tratamentos personalizados

Bel Col, Adcos e Vita Derm

*Pré e pós operatorio de cirurgia plastica e outras

*Limpeza de Pele

*Tratamento de Acne

*Tratamentos faciais para rejuvenescimento e combate a flacidez

*Hidratação facial

*Drenagem linfática

*Tratamentos corporais de Redução de Medidas e Celulite

*Talasoterapia

*Estimulação Russa

*Hidratação Corporal

*Argiloterapia

*Massagem Relaxante com Pedras

*Aromoterapia

*Nutrição

*Dia da Noiva

Agora tambem Auriculoterapia e Depilação

Venha fazer sua avaliação gratuita!









http://marcelapagliuso-estetica.blogspot.com/





Orkut: Espaço Estético Marcela Pagliuso







Agende seu horario e ou avaliação pelo Telefone fixo

(035) 35210401 Passos/MG

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Acne






ACNE
 
Profª Margareth Kanashiro
publicado - terça-feira, 14 de julho de 2009



A acne é uma doença de caráter genético e/ou hormonal e se localiza no folículo do pêlo, com formação de comedões, pápulas, cistos, e cuja evolução pode levar a um processo inflamatório de maior intensidade com desenvolvimento de pústulas e abscessos, com freqüente êxito cicatricial, por isso deve ser tratada por um especialista, que pode ser um esteticista com formação técnica, graduado ou pelo médico dermatologista.

A acne ocorre pela inflamação das glândulas sebácea da pele, que produzem uma substância chamada sebo, formado de diversos tipos de gorduras.

O sebo é normalmente eliminado pelos folículos pilossebáceos, formados de um pêlo e uma glândula sebácea, situados na camada intermediária da pele (derme).

Quando um espessamento da pele provoca obstrução do folículo pilossebáceo, o sebo fica retido e forma o cravo.
Os folículos estão na pele do corpo inteiro, exceto nas palmas das mãos e nas plantas dos pés, mas no rosto, nas costas e no peito as glândulas sebáceas são maiores.

É por isso que a acne se manifesta mais visivelmente nesses pontos.

A acne afeta 80% dos adolescentes e às vezes persiste até a idade adulta. Ela se manifesta pela formação de “cravos” ou “espinhas” que, se não tratados sem cuidados adequados, podem deixar marcas e cicatrizes.

Existem vários tipos de acne:
• Infantil: própria dos bebês, decorrentes dos hormônios que herdam da mãe logo após o nascimento;

• Juvenil: dos adolescentes, em conseqüência dos hormônios que começam a estimular as glândulas sebáceas, produzindo mais oleosidade na pele;

• Cosmética: causada pelo uso de cosméticos oleosos ou comedogênicos (que obstruem os poros), aumentando a oleosidade da pele;

• Rosácea: acne do adulto, que ocorre após os 40 anos, normalmente ligada ao stress, desequilíbrio hormonal e mudanças radicais de temperatura.

Como se forma:

• Comedão preto ou ponto preto (aberto)Os “cravos” pretos são formados de um tampão de sebo e queratina, proteína que forma a camada superficial da pele.
 Esse tipo de cravo raramente inflama e pode ser eliminado facilmente. Muitas vezes pode desaparecer espontaneamente.
A coloração escura comumente chamada de ponto preto ocorre devido à oxidação do sebo que fica em contato com o meio externo (oxigênio).


• Comedão branco (fechado)Formados também de sebo e queratina, os “cravos” brancos não são eliminados facilmente e podem inflamar.


• PápulasAs elevações sólidas da pele, avermelhadas e doloridas, chamam-se pápulas e ão causadas por uma reação inflamatória, sem presença de pus.


• Pústulas ou “espinhas” indicam inflamação com presença de pus, na superfície da pele.


• Cistos ou espinhas internas:  As inflamações com pus nas camadas mais profundas da pele, chamam-se cistos ou espinhas internas e não são eliminadas espontaneamente.

Suas causas:


• Fator genético ou hereditário: pode haver uma predisposição genética que favoreça o desenvolvimento de acne em algumas pessoas mais que em outras.

• Fator hormonal: alguns hormônios masculinos regulam a produção de sebo pelas glândulas sebáceas. Na adolescência, como a quantidade de hormônios aumenta, aumenta também a produção de sebo, o que pode contribuir para seu surgimento.

• Atividade das glândulas sebáceas: algumas pessoas têm glândulas sebáceas mais ativas do que outras, por isso as pessoas de pele oleosa apresentam maior tendência. A composição do sebo também pode variar de pessoa para pessoas, e pode ser mais ou menos irritante para a pele.

• Obstrução do canal pilossebáceo: a formação de tampões nos poros provoca a retenção do sebo que devia ser eliminado e a conseqüente formação de comedões.

• Ação de bactérias: algumas bactérias atuam sobre o sebo acumulado e favorecem a inflamação da pele, formando lesões avermelhadas, doloridas e com pus. Uma dessas bactérias é a Propionibacterium acnes, presente na pele de todas as pessoas e em maior quantidade na pele das que apresentam acne.

• Fatores alimentícios, medicamentosos, gastrointestinais, emocionais, cuidados higiênicos e o uso de cosméticos inadequados.

Seu início:


A acne começa a manifestar-se em torno dos 12-15 anos, época em que o organismo passa por marcantes transformações, determinadas pela ativação dos hormônios sexuais. É uma doença dos adolescentes, de freqüência elevadíssima (aproximadamente 60% das moças e 70% dos rapazes), sendo mais precoce na adolescência feminina (14 anos de idade) do que na masculina (16 anos de idade). Por outro lado, as formas mais intensas de acne são mais comuns no sexo masculino. Em geral, regride espontaneamente após os 20 anos. Parece não poupar raças, porém é incomparavelmente mais usual nos brancos do que nos amarelos e negros. Em certos países, como Coréia, Peru, Equador, Espanha e nas aldeias esquimós, a incidência é muito baixa (2,8 % a 5,9 %). A elevada freqüência da acne impede, até certo ponto, a determinação do aspecto genético, há, entretanto sem dúvida, um índice maior de acne em determinadas famílias.

Classificação

• Grau 1 – acne “não inflamatória”. Caracterizada pela predominância de comedões na face (acne comedoniana).

• Grau 2 - acne pápulo-pustulosa. Observa – se pápulas, pústulas, foliculares e seborréia na face.

• Grau 3 - acne nódulo – cística. Apresenta todas as lesões referidas, acrescidas de nódulos furunculóides e cistos, tomando face, tronco e peito.

• Grau 4 – Acne conglobata. É uma forma grave da acne, associada a abcesos e fístulas que podem evoluir para quelóides.

• Grau 5 – acne fulminante. Reação grave da acne grau 4, com piora do quadro, acompanhada de lesões císticas grandes além de fenômenos inflamatórios exuberantes; formam – se verdadeiros abcessos que se interligam por fístulas. São freqüentes cicatrizes com hipertrofia. As lesões predominam no tronco e, além da face, outras áreas, como nádegas, abdômen, pescoço, ombro e braços. Podem estar comprometidas, nesta forma clínica eventualmente sintomas como : fadiga, mal – estar e até afecções de garganta e ouvido.

TRATAMENTO


A acne não é uma doença grave, mas deve ser tratada corretamente.

Pode causar problemas psicológicos em seu portador, principalmente no caso de um adolescente, que passa a se achar feio e ter vergonha de se apresentar em público.

Pode também dar origem à marcas e cicatrizes que permanecerão mesmo depois de curada.

O primeiro passo deve ser sempre a consulta ao especialista, no caso dos esteticistas, só podem fazer o acompanhamento até o grau II da acne, ou ao dermatologista, que cuida de todos os graus.

O profissional vai determinar qual é o produto adequado para cada tipo de pele e de acne.

O tratamento indicado vai:

- reduzir a oleosidade excessiva

- desobstruir os poros

- combater o crescimento de bactérias

- diminuir a inflamação- acalmar a pele.


A pesquisa de métodos para controle e cura da acne é um processo em constante renovação e busca de melhores resultados. Todas as formas de tratamento visam a prevenção de novos episódios de acne.
A melhora demanda tempo. Caso a acne não tenha melhora significativa após 6 a 8 semanas do início do tratamento escolhido, é provável que seja necessário mudá–lo.
O tratamento recomendado pelo seu especialista irá variar de acordo com o seu tipo de acne. E lembre-se, nunca aperte, esprema ou manipule suas espinhas. Quando uma espinha é “espremida”, mais eritema, edema, inflamação e cicatriz poderão surgir.
Ocasionalmente, lesões muito semelhantes a acne podem ser resultado de produtos (loções, maquiagens) utilizados ou medicação oral. É importante relatar a seu dermatologista os tipos de cosméticos que utiliza além da medicação que faz uso.
Mulheres deverão relatar possíveis alterações no padrão menstrual. Isso irá auxiliar no diagnóstico e escolha do melhor tratamento.
Certas loções e cremes (mesmo os não prescritos) poderão auxiliar no tratamento da acne.
No entanto a maioria destes produtos irá, também, tornar a pele do usuário ressecada se usados com muita freqüência ou de maneira errada. Caso utilize tais produtos deve – se seguir corretamente as instruções contidas na bula ou embalagem.
O ingrediente mais eficaz no combate à acne é o ácido salicílico. Ele age de duas maneiras, tem efeito queratolítico (desprende as células mortas que se acumulam sobre a pele) e é bactericida (elimina as bactérias que provocam a inflamação das espinhas).

Tratamento médico:


De prescrição médica, existem também cremes e loções de uso tópico como Vitamina A ou peróxido de benzoíla para auxiliar na desobstrução dos poros e reduzir a proliferação de bactérias.
Há também, antibióticos de uso tópico (aplicados diretamente na pele). Estes são utilizados nos casos de acne de menor gravidade. Antibióticos são usualmente prescritos, pelos dermatologistas, para casos de acne moderados a severos, especialmente quando há grande número de lesões nas costas ou tórax.

Os antibióticos reduzem a quantidade de bactérias contidas no interior dos folículos e podem também, auxiliar na redução do eritema. Algumas mulheres, ao fazer uso do antibiótico por via oral, podem vir a desenvolver infecções vaginais por fungo ( por exemplo, candidíase).
Caso isto ocorra, não deve interromper o uso da medicação e comunicar imediatamente o médico para que se possa iniciar o tratamento. Mulheres em uso de pílulas anticoncepcionais podem relatar aumento significativo da acne, e ocasionalmente, este mesmo medicamento pode ser prescrito como tratamento para a acne. É importante salientar que antibióticos orais podem reduzir a eficácia das pílulas contraceptivas. Este fato não é muito comum porém é possível, especialmente se for notado sangramento anormal (intermenstrual). Consulte o seu médico se estiver amamentando ou grávida antes de iniciar o uso de antibióticos.Nos casos de acne grave, outras drogas poderão ser utilizadas por via oral. Esses incluem hormônios femininos ou medicamentos que reduzem os efeitos de hormônios masculinos. Outra medicação oral, a isotretinoína, é alguma vezes utilizada para casos de acne grave que não responde a outros tipos de tratamento. Pacientes em uso de isotretinoína deverão estar cientes dos possíveis efeitos colaterais da droga. Consultas freqüentes são necessárias para monitorizar os efeitos colaterais. A prevenção da gravidez é muito importante uma vez que a droga pode causar danos graves ao feto se tomada durante a gestação.Hoje os dermatologistas possuem recursos para reverter a evolução da acne interagindo na produção do sebo, na descamação das células dos folículos e na proliferação bacteriana. A terapia escolhida terá como base o tipo das lesões e a sua gravidade que dependerá da sua localização,. Extensão, duração e os efeitos psicológicos que as mesmas estejam causando aos pacientes.

Tratamento com o esteticista:

Primeiramente o profissional vai avaliar se está habilitado a cuidar da sua pele, acnes do tipo grau III, IV e V só pode ser tratado por médicos dermatologistas.

Mas se o seu caso é do tipo grau I e II o profissional vai avaliar vários aspectos antes de eleger um tratamento como verificar a sensibilidade, presença de queratose (pele grossa), inflamação, manchas entre outros.
Normalmente o trabalho se resume a sessões seqüenciais de limpeza de pele utilizando aparelhos, loções, máscaras, peelings com função adstringente (diminui a oleosidade), antiinflamatória, bactericida (anti-séptico), calmante entre outros.
Alguns profissionais aplicam aromaterapia ou drenagem linfática para auxiliar no tratamento. Além disso ele vai poder orientá-lo sobre quais os melhores produtos a serem utilizados no dia a dia.
No mercado existem cosméticos com ação muito poderosa e aliado ao profissionalismo o resultado é bastante satisfatório.


Obs. : todo medicamento só deve ser administrado por orientação e prescrição médica. Nunca utilize nenhum produto ou cosmético sem a orientação de um profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.