Sejam bem vindos!

Saúde e Bem Estar

Tratamentos personalizados

Bel Col, Adcos e Vita Derm

*Pré e pós operatorio de cirurgia plastica e outras

*Limpeza de Pele

*Tratamento de Acne

*Tratamentos faciais para rejuvenescimento e combate a flacidez

*Hidratação facial

*Drenagem linfática

*Tratamentos corporais de Redução de Medidas e Celulite

*Talasoterapia

*Estimulação Russa

*Hidratação Corporal

*Argiloterapia

*Massagem Relaxante com Pedras

*Aromoterapia

*Nutrição

*Dia da Noiva

Agora tambem Auriculoterapia e Depilação

Venha fazer sua avaliação gratuita!









http://marcelapagliuso-estetica.blogspot.com/





Orkut: Espaço Estético Marcela Pagliuso







Agende seu horario e ou avaliação pelo Telefone fixo

(035) 35210401 Passos/MG

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Bambuterapia



Técnica da massagem feita com bambus


Sua origem: A técnica de bambuterapia surgiu na França com o fisioterapeuta francês Gill Amsallem, e possui indicação corporal e facial.


A massagem é feita com bambus de diferentes tamanhos e, além de relaxar ou de despertar a energia, ainda promove a drenagem linfática, a tonificação e a modelagem dos tecidos.


A técnica da massagem com bambu funciona da seguinte forma: as varas de bambu agem como se fossem o prolongamento dos dedos, e, por isso, dá a possibilidade de alcançar todas as regiões do corpo. Se adaptam aos contornos corporais, promovendo uma modelagem eficaz e um relaxamento profundo, pois alivia tensões musculares.


A massagem associa técnicas de massagens como shiatsu (trabalhando pontos de acupuntura), ayurvédica, isometria e drenagem linfática.Pode ser aplicada em todo o corpo inclusive face e cabeça.Apresenta propriedades modeladoras, drenantes, tonificantes, relaxantes e energéticas.


Antes de iniciar o tratamento é necessário a análise da ficha de anamnese, uma vez que o bambu apresenta as mesmas contra indicações da Massagem Modeladora, Relaxante e da Drenagem Linfática.


O ideal é aplicá-la uma a duas vezes por semana associada a cosméticos específicos ao tipo de pele que estamos trabalhando.


Indicações


A bambuterapia é recomendada como um tratamento auxiliar na redução de celulite, flacidez e gordura localizada, pois dependendo das manobras aplicadas pode apresentar propriedades modeladoras, drenantes, relaxantes, tonificantes e energéticas.


Contra-indicações

São as mesmas contra-indicações da massagem modeladora, relaxante e da drenagem linfática.


Ex: inflamação tecidual, hipersensibilidade cutânea, hipertensão arterial, câncer, trombose, diabetes, entre outras. Se faz necessário realizar uma anamnese antes de iniciar o tratamento com um esteticista profissional ou fisioterapeuta especializado.


Tempo de aplicação da técnica


O tempo médio de duração é entre 40 e 60 min. A aplicação do bambu deve ser de forma correta em sentido, pressão, direção, velocidade e manobras


O Bambu

Bambu é o nome que se dá às plantas da sub-família Bambusoideae, da família das gramíneas (Poaceae ou Gramineae). Essa sub-família se subdivide em duas tribos, a Bambuseae (os bambus chamados de lenhosos) e a Olyrae (os bambus chamados herbáceos).


As opiniões variam muito e novas espécies e variedades são acrescentadas ano a ano, mas calcula-se que existam cerca de 1250 espécies no mundo, espalhadas entre noventa gêneros, presentes de forma nativa em todos os continentes menos na Europa. Habitam uma alta gama de condições climáticas (zonas tropicais e temperadas) e topográficas (do nível do mar até acima de 4.000 metros).


A partir de 684 a.C, o bambu se tornou fonte de muitas aplicações.Dele, os asiáticos obtêm alimento, vestuário, moradia e medicamentos.O bambu é pouco exigente com relação ao solo e ao clima. Desenvolve-se melhor em solos arenosos e leves, de boa drenagem, profundo e de nível médio de fertilidade.Cresce tanto em regiões tropicais e ao nível do mar como em altitudes de aproximadamente 1.300 metros.Podemos destacar entre seus diversos benefícios o baixo custo, leveza, possibilidade de curvatura, superfície lisa, coloração atrativa, resistência à tração comparável à do aço, resistência à compressão superior a do concreto, grande rigor estético e excelentes resultados na fabricação de móveis, estruturas, tubulações, drenos e habitações e, agora, como acessório para realização de massagens terapêuticas e estéticas.


O Bambu deve estar liso e preparado para sua aplicação na pele do cliente ejá vem assim preparado para ser comprado nas lojas especificas para produtos terapeuticos e estéticos.

Deve ser realizada a assepsia do mesmo a cada massagem.



sexta-feira, 18 de junho de 2010

Acne






ACNE
 
Profª Margareth Kanashiro
publicado - terça-feira, 14 de julho de 2009



A acne é uma doença de caráter genético e/ou hormonal e se localiza no folículo do pêlo, com formação de comedões, pápulas, cistos, e cuja evolução pode levar a um processo inflamatório de maior intensidade com desenvolvimento de pústulas e abscessos, com freqüente êxito cicatricial, por isso deve ser tratada por um especialista, que pode ser um esteticista com formação técnica, graduado ou pelo médico dermatologista.

A acne ocorre pela inflamação das glândulas sebácea da pele, que produzem uma substância chamada sebo, formado de diversos tipos de gorduras.

O sebo é normalmente eliminado pelos folículos pilossebáceos, formados de um pêlo e uma glândula sebácea, situados na camada intermediária da pele (derme).

Quando um espessamento da pele provoca obstrução do folículo pilossebáceo, o sebo fica retido e forma o cravo.
Os folículos estão na pele do corpo inteiro, exceto nas palmas das mãos e nas plantas dos pés, mas no rosto, nas costas e no peito as glândulas sebáceas são maiores.

É por isso que a acne se manifesta mais visivelmente nesses pontos.

A acne afeta 80% dos adolescentes e às vezes persiste até a idade adulta. Ela se manifesta pela formação de “cravos” ou “espinhas” que, se não tratados sem cuidados adequados, podem deixar marcas e cicatrizes.

Existem vários tipos de acne:
• Infantil: própria dos bebês, decorrentes dos hormônios que herdam da mãe logo após o nascimento;

• Juvenil: dos adolescentes, em conseqüência dos hormônios que começam a estimular as glândulas sebáceas, produzindo mais oleosidade na pele;

• Cosmética: causada pelo uso de cosméticos oleosos ou comedogênicos (que obstruem os poros), aumentando a oleosidade da pele;

• Rosácea: acne do adulto, que ocorre após os 40 anos, normalmente ligada ao stress, desequilíbrio hormonal e mudanças radicais de temperatura.

Como se forma:

• Comedão preto ou ponto preto (aberto)Os “cravos” pretos são formados de um tampão de sebo e queratina, proteína que forma a camada superficial da pele.
 Esse tipo de cravo raramente inflama e pode ser eliminado facilmente. Muitas vezes pode desaparecer espontaneamente.
A coloração escura comumente chamada de ponto preto ocorre devido à oxidação do sebo que fica em contato com o meio externo (oxigênio).


• Comedão branco (fechado)Formados também de sebo e queratina, os “cravos” brancos não são eliminados facilmente e podem inflamar.


• PápulasAs elevações sólidas da pele, avermelhadas e doloridas, chamam-se pápulas e ão causadas por uma reação inflamatória, sem presença de pus.


• Pústulas ou “espinhas” indicam inflamação com presença de pus, na superfície da pele.


• Cistos ou espinhas internas:  As inflamações com pus nas camadas mais profundas da pele, chamam-se cistos ou espinhas internas e não são eliminadas espontaneamente.

Suas causas:


• Fator genético ou hereditário: pode haver uma predisposição genética que favoreça o desenvolvimento de acne em algumas pessoas mais que em outras.

• Fator hormonal: alguns hormônios masculinos regulam a produção de sebo pelas glândulas sebáceas. Na adolescência, como a quantidade de hormônios aumenta, aumenta também a produção de sebo, o que pode contribuir para seu surgimento.

• Atividade das glândulas sebáceas: algumas pessoas têm glândulas sebáceas mais ativas do que outras, por isso as pessoas de pele oleosa apresentam maior tendência. A composição do sebo também pode variar de pessoa para pessoas, e pode ser mais ou menos irritante para a pele.

• Obstrução do canal pilossebáceo: a formação de tampões nos poros provoca a retenção do sebo que devia ser eliminado e a conseqüente formação de comedões.

• Ação de bactérias: algumas bactérias atuam sobre o sebo acumulado e favorecem a inflamação da pele, formando lesões avermelhadas, doloridas e com pus. Uma dessas bactérias é a Propionibacterium acnes, presente na pele de todas as pessoas e em maior quantidade na pele das que apresentam acne.

• Fatores alimentícios, medicamentosos, gastrointestinais, emocionais, cuidados higiênicos e o uso de cosméticos inadequados.

Seu início:


A acne começa a manifestar-se em torno dos 12-15 anos, época em que o organismo passa por marcantes transformações, determinadas pela ativação dos hormônios sexuais. É uma doença dos adolescentes, de freqüência elevadíssima (aproximadamente 60% das moças e 70% dos rapazes), sendo mais precoce na adolescência feminina (14 anos de idade) do que na masculina (16 anos de idade). Por outro lado, as formas mais intensas de acne são mais comuns no sexo masculino. Em geral, regride espontaneamente após os 20 anos. Parece não poupar raças, porém é incomparavelmente mais usual nos brancos do que nos amarelos e negros. Em certos países, como Coréia, Peru, Equador, Espanha e nas aldeias esquimós, a incidência é muito baixa (2,8 % a 5,9 %). A elevada freqüência da acne impede, até certo ponto, a determinação do aspecto genético, há, entretanto sem dúvida, um índice maior de acne em determinadas famílias.

Classificação

• Grau 1 – acne “não inflamatória”. Caracterizada pela predominância de comedões na face (acne comedoniana).

• Grau 2 - acne pápulo-pustulosa. Observa – se pápulas, pústulas, foliculares e seborréia na face.

• Grau 3 - acne nódulo – cística. Apresenta todas as lesões referidas, acrescidas de nódulos furunculóides e cistos, tomando face, tronco e peito.

• Grau 4 – Acne conglobata. É uma forma grave da acne, associada a abcesos e fístulas que podem evoluir para quelóides.

• Grau 5 – acne fulminante. Reação grave da acne grau 4, com piora do quadro, acompanhada de lesões císticas grandes além de fenômenos inflamatórios exuberantes; formam – se verdadeiros abcessos que se interligam por fístulas. São freqüentes cicatrizes com hipertrofia. As lesões predominam no tronco e, além da face, outras áreas, como nádegas, abdômen, pescoço, ombro e braços. Podem estar comprometidas, nesta forma clínica eventualmente sintomas como : fadiga, mal – estar e até afecções de garganta e ouvido.

TRATAMENTO


A acne não é uma doença grave, mas deve ser tratada corretamente.

Pode causar problemas psicológicos em seu portador, principalmente no caso de um adolescente, que passa a se achar feio e ter vergonha de se apresentar em público.

Pode também dar origem à marcas e cicatrizes que permanecerão mesmo depois de curada.

O primeiro passo deve ser sempre a consulta ao especialista, no caso dos esteticistas, só podem fazer o acompanhamento até o grau II da acne, ou ao dermatologista, que cuida de todos os graus.

O profissional vai determinar qual é o produto adequado para cada tipo de pele e de acne.

O tratamento indicado vai:

- reduzir a oleosidade excessiva

- desobstruir os poros

- combater o crescimento de bactérias

- diminuir a inflamação- acalmar a pele.


A pesquisa de métodos para controle e cura da acne é um processo em constante renovação e busca de melhores resultados. Todas as formas de tratamento visam a prevenção de novos episódios de acne.
A melhora demanda tempo. Caso a acne não tenha melhora significativa após 6 a 8 semanas do início do tratamento escolhido, é provável que seja necessário mudá–lo.
O tratamento recomendado pelo seu especialista irá variar de acordo com o seu tipo de acne. E lembre-se, nunca aperte, esprema ou manipule suas espinhas. Quando uma espinha é “espremida”, mais eritema, edema, inflamação e cicatriz poderão surgir.
Ocasionalmente, lesões muito semelhantes a acne podem ser resultado de produtos (loções, maquiagens) utilizados ou medicação oral. É importante relatar a seu dermatologista os tipos de cosméticos que utiliza além da medicação que faz uso.
Mulheres deverão relatar possíveis alterações no padrão menstrual. Isso irá auxiliar no diagnóstico e escolha do melhor tratamento.
Certas loções e cremes (mesmo os não prescritos) poderão auxiliar no tratamento da acne.
No entanto a maioria destes produtos irá, também, tornar a pele do usuário ressecada se usados com muita freqüência ou de maneira errada. Caso utilize tais produtos deve – se seguir corretamente as instruções contidas na bula ou embalagem.
O ingrediente mais eficaz no combate à acne é o ácido salicílico. Ele age de duas maneiras, tem efeito queratolítico (desprende as células mortas que se acumulam sobre a pele) e é bactericida (elimina as bactérias que provocam a inflamação das espinhas).

Tratamento médico:


De prescrição médica, existem também cremes e loções de uso tópico como Vitamina A ou peróxido de benzoíla para auxiliar na desobstrução dos poros e reduzir a proliferação de bactérias.
Há também, antibióticos de uso tópico (aplicados diretamente na pele). Estes são utilizados nos casos de acne de menor gravidade. Antibióticos são usualmente prescritos, pelos dermatologistas, para casos de acne moderados a severos, especialmente quando há grande número de lesões nas costas ou tórax.

Os antibióticos reduzem a quantidade de bactérias contidas no interior dos folículos e podem também, auxiliar na redução do eritema. Algumas mulheres, ao fazer uso do antibiótico por via oral, podem vir a desenvolver infecções vaginais por fungo ( por exemplo, candidíase).
Caso isto ocorra, não deve interromper o uso da medicação e comunicar imediatamente o médico para que se possa iniciar o tratamento. Mulheres em uso de pílulas anticoncepcionais podem relatar aumento significativo da acne, e ocasionalmente, este mesmo medicamento pode ser prescrito como tratamento para a acne. É importante salientar que antibióticos orais podem reduzir a eficácia das pílulas contraceptivas. Este fato não é muito comum porém é possível, especialmente se for notado sangramento anormal (intermenstrual). Consulte o seu médico se estiver amamentando ou grávida antes de iniciar o uso de antibióticos.Nos casos de acne grave, outras drogas poderão ser utilizadas por via oral. Esses incluem hormônios femininos ou medicamentos que reduzem os efeitos de hormônios masculinos. Outra medicação oral, a isotretinoína, é alguma vezes utilizada para casos de acne grave que não responde a outros tipos de tratamento. Pacientes em uso de isotretinoína deverão estar cientes dos possíveis efeitos colaterais da droga. Consultas freqüentes são necessárias para monitorizar os efeitos colaterais. A prevenção da gravidez é muito importante uma vez que a droga pode causar danos graves ao feto se tomada durante a gestação.Hoje os dermatologistas possuem recursos para reverter a evolução da acne interagindo na produção do sebo, na descamação das células dos folículos e na proliferação bacteriana. A terapia escolhida terá como base o tipo das lesões e a sua gravidade que dependerá da sua localização,. Extensão, duração e os efeitos psicológicos que as mesmas estejam causando aos pacientes.

Tratamento com o esteticista:

Primeiramente o profissional vai avaliar se está habilitado a cuidar da sua pele, acnes do tipo grau III, IV e V só pode ser tratado por médicos dermatologistas.

Mas se o seu caso é do tipo grau I e II o profissional vai avaliar vários aspectos antes de eleger um tratamento como verificar a sensibilidade, presença de queratose (pele grossa), inflamação, manchas entre outros.
Normalmente o trabalho se resume a sessões seqüenciais de limpeza de pele utilizando aparelhos, loções, máscaras, peelings com função adstringente (diminui a oleosidade), antiinflamatória, bactericida (anti-séptico), calmante entre outros.
Alguns profissionais aplicam aromaterapia ou drenagem linfática para auxiliar no tratamento. Além disso ele vai poder orientá-lo sobre quais os melhores produtos a serem utilizados no dia a dia.
No mercado existem cosméticos com ação muito poderosa e aliado ao profissionalismo o resultado é bastante satisfatório.


Obs. : todo medicamento só deve ser administrado por orientação e prescrição médica. Nunca utilize nenhum produto ou cosmético sem a orientação de um profissional.

Vitaminas e antioxidantes


Vitaminas e antioxidantes

Definição: Um grupo de substâncias essenciais ao metabolismo, crescimento e desenvolvimento normais, além da regulação do funcionamento celular; as vitaminas atuam em conjunto com as enzimas, cofatores e outras substâncias.

Fontes alimentares:
As vitaminas são obtidas através da alimentação, à exceção das vitaminas A e K, que podem ser produzidas pelo organismo. Há 13 vitaminas necessárias ao organismo: A, C, D, E, K e o complexo B (tiamina, riboflavina, niacina, ácido pantotênico e biotina, B6, B12 e o folato). Além disso, a vitamina A, obtida de fontes alimentares como ovos e carnes, está presente na forma de um precursor, o beta-caroteno, em vegetais.

Vitaminas Lipossolúveis:

A vitamina A é encontrada no leite, queijos, nata, fígado, rins, bacalhau e óleo de fígado de peixe. Todos essas fontes, exceto o leite desnatado enriquecido com vitamina A, são ricas em gorduras saturadas e colesterol. As fontes vegetais de beta-caroteno são pobres em gordura e colesterol. A conversão de beta-caroteno em vitamina A é regulada pelo organismo de acordo com as suas necessidades. As fontes de beta-caroteno incluem a cenoura, abóbora, batata-doce, melão, toronja, damasco, brócolis, espinafre, e a maioria das folhas verdes. Quanto mais colorida for a fruta ou verdura, maior a quantidade de beta-caroteno
A vitamina D é encontrada em queijos, manteiga, margarina, nata, leites enriquecidos (nos EUA, todos os leites são enriquecidos com vitamina D), peixes, ostras e cereais enriquecidos. O organismo pode sintetizar vitamina D quando a pele é exposta à radiação solar.
A vitamina E é obtida a partir do gérmen de trigo, milho, nozes, sementes, oliva, espinafre, aspargo e outras folhas, óleos vegetais (de milho, girassol, soja e semente de algodão) e derivados, como a margarina.
A vitamina K é encontrada no repolho, couve-flor, espinafre e outras folhas verdes, cereais, soja e outras verduras. As bactérias presentes no intestino também produzem vitamina K.
Vitaminas hidrossolúveis
A tiamina (vitamina B1) é encontrada em pães enriquecidos, cereais, massas, grãos integrais (especialmente o gérmen de trigo), carnes magras (de porco, principalmente), peixes, feijão desidratado, ervilha e soja. O leite e seus derivados, frutas e verduras não são ricos em tiamina, mas quando consumidos em grande quantidade tornam-se uma fonte importante dessa vitamina.
A niacina (vitamina B3) é encontrada nos laticínios, aves, peixes, carnes magras, nozes e ovos. Legumes, pães enriquecidos e cereais também fornecem alguma quantidade de niacina.
A vitamina B12 é encontrada em ovos, carnes, aves, moluscos, além do leite e seus derivados.
O ácido pantotênico e a biotina são encontrados nos ovos, peixes, laticínios, cereais com grãos integrais, legumes, leveduras, brócolis e outras verduras da família do repolho, batatas, carnes magras e outros alimentos.
A vitamina C (ácido ascórbico) é encontrada nas frutas cítricas, morango, tomate, brócolis, nabo e outras vegetais frescos, batatas e melão. A maioria das outras frutas e verduras contém alguma quantidade de vitamina C; peixes e leite fornecem pouca quantidade.
Funções: Cada vitamina tem funções específicas. Caso haja deficiência de uma determinada vitamina, desenvolve-se uma doença carencial.
Vitamina A: essa vitamina lipossolúvel auxilia na formação e manutenção dos dentes, tecido esquelético e partes moles, membranas mucosas e pele. É também conhecida por retinol, uma vez que produz os pigmentos necessários ao funcionamento da retina. Permite uma boa visão, especialmente durante a noite. Também pode ser necessária para a reprodução e lactação. O beta-caroteno, com propriedades antioxidantes, é um de seus precursores.
A tiamina (B1) ajuda o organismo a converter carboidratos em energia. É também essencial ao funcionamento do coração e dos neurônios.
A riboflavina (B2) atua conjuntamente com outras vitaminas, sendo importante para o crescimento do corpo e a produção de hemácias. Da mesma forma que a tiamina, ajuda a liberar energia a partir dos carboidratos.
A vitamina B6 é também chamada piridoxina. Quanto maior a ingestão de proteínas, maior é a necessidade de piridoxina para utilizá-las. Participa da produção de hemácias e na manutenção do funcionamento cerebral normal. Além disso, ajuda o sistema imunológico a produzir anticorpos.
A vitamina B12, assim como as outras vitaminas do complexo B, é importante para o metabolismo. Ela participa na produção de hemácias e na manutenção do sistema nervoso central.
Ácido pantotênico e biotina: o ácido pantotênico é fundamental para o metabolismo dos alimentos, além da síntese de hormônios e colesterol. A biotina, como as outras vitaminas B, é importante no metabolismo de proteínas e carboidratos, e também na síntese de hormônios e colesterol.
O folato atua conjuntamente com a vitamina B12 na produção de hemácias. É necessário para a produção de DNA, responsável pela hereditariedade, crescimento e funcionamento celular.
A vitamina C, também conhecida por ácido ascórbico, mantém os dentes e a gengiva saudáveis, ajuda na absorção de ferro e na manutenção do tecido conjuntivo. Também participa da cicatrização.
A vitamina D é também chamada "vitamina da luz solar", tendo em vista que é produzida pelo organismo após a exposição à luz solar. Dez a quinze minutos diários de banho de sol, três vezes por semana, são suficientes para atender às necessidades de vitamina D do organismo. Ela promove a absorção de cálcio, essencial para o desenvolvimento normal dos ossos e dentes. Também ajuda a manter os níveis sangüíneos de cálcio e fósforo (minerais).
A vitamina E, também chamada tocoferol, é um antioxidante. É importante para a produção de hemácias e utilização da vitamina K.
A vitamina K é conhecida como a vitamina da coagulação, pelo fato de ser fundamental para esse fenômeno. Alguns estudos indicam que ela também ajuda na manutenção dos ossos em idosos.

Recomendações: O consumo diário recomendado (CDR) é definido como a ingestão de nutrientes essenciais que o Food and Nutrition Board considera adequada para atender às necessidades da maioria das pessoas saudáveis.

A melhor maneira de obter as quantidades diárias de vitaminas essenciais é ter uma dieta balanceada, com uma diversidade de alimentos da pirâmide alimentar.

*Consulte um Nutricionista!
__________________________________________________________
Atenção:

  • As informações disponíveis no site blog Espaço estético possuem apenas caráter educativo.
  • Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.

Licopeno como agente antioxidante


Artigo cientifico 2

Licopeno como agente antioxidante 03/07/2005
Rev. Nutr. vol.17 no.2 Campinas Apr./June 2004
COMUNICAÇÃO COMMUNICATION

Najua Jum Ismail Esh ShamiI; Emília Addison Machado MoreiraII, 1

-------------------------------------------------

RESUMO
Este trabalho constitui uma revisão de dados científicos sobre o consumo de licopeno e sua ação como fator antioxidante. O licopeno é considerado o carotenóide que possui a maior capacidade seqüestrante do oxigênio singlete. Radicais livres agem continuamente no organismo, podendo desencadear danos celulares e serem os responsáveis pelo desenvolvimento de câncer e certas doenças crônicas. Estudos mostram que o licopeno protege moléculas de lipídios, lipoproteínas de baixa densidade, proteínas e DNA contra o ataque dos radicais, tendo um papel essencial na proteção de doenças. Como prevenção, preconiza-se o consumo de dietas ricas em alimentos fontes de licopeno: tomates e seus produtos (purê, pasta, catchup), mamão, pitanga e goiaba; que aportem cerca de 35mg de licopeno ao dia.

Termos de indexação: licopeno, antioxidantes, radicais livres, carotenóides, tomates, Lycopersicon esculentum.
--------------------------------------------------------------------------------

INTRODUÇÃO

A preocupação com a ação dos antioxidantes e a sua relação com os radicais livres se tornou essencial à compreensão de algumas etiopatogenias.

Os radicais livres são átomos ou moléculas produzidas continuamente durante os processos metabólicos e atuam como mediadores para a transferência de elétrons em várias reações bioquímicas, desempenhando funções relevantes no metabolismo. As principais fontes de radicais livres são as organelas citoplasmáticas que metabolizam o oxigênio, o nitrogênio e o cloro, gerando grande quantidade de metabólitos.

A produção excessiva de radicais livres pode conduzir a diversas formas de dano celular e sua cronicidade pode estar envolvida com a etiogênese ou com o desenvolvimento de numerosas doenças.

As lesões causadas pelos radicais livres nas células podem ser prevenidas ou reduzidas por meio da atividade de antioxidantes, sendo estes encontrados em muitos alimentos.

Os antioxidantes podem agir diretamente na neutralização da ação dos radicais livres ou participar indiretamente de sistemas enzimáticos com essa função. Dentre os antioxidantes estão a vitamina C, a glutationa, o ácido úrico, a vitamina E e os carotenóides.

Os carotenóides, juntamente com as vitaminas, são as substâncias mais investigadas como agentes quimiopreventivos, funcionando como antioxidantes em sistemas biológicos.
Algumas das principais fontes de carotenóides são cenouras e abóboras (a e b-caroteno), tomates e produtos derivados, como extrato, polpa e molhos (licopeno) e espinafre (luteína).
O licopeno aparece atualmente como um dos mais potentes antioxidantes, sendo sugerido na prevenção da carcinogênese e aterogênese por proteger moléculas como lipídios, lipoproteínas de baixa densidade (LDL), proteínas e DNA.
Assim, esta revisão traz uma breve descrição da ação de radicais livres e antioxidantes, enfatizando o licopeno como agente na prevenção de certas doenças crônicas, bem como a sua utilização na prática nutricional.

AÇÃO DOS RADICAIS LIVRES NO ORGANISMO

O termo radical livre é freqüentemente usado para designar qualquer átomo ou molécula com existência independente, contendo um ou mais elétrons não pareados, nos orbitais externos. Isto determina uma atração para um campo magnético, o que pode torná-lo altamente reativo, capaz de reagir com qualquer composto situado próximo à sua órbita externa, passando a ter uma função oxidante ou redutora de elétrons.

Dentre os radicais livres estão incluídos o superóxido (O2•-), a hidroxila (OH•), o hidroperóxido (HO2•), o óxido nítrico (NO•) e o dióxido de nitrogênio (NO2•).6 Destes, o radical hidroxila é o mais reativo na indução de lesões nas moléculas celulares e o peróxido de hidrogênio, apesar de não ser considerado um potente radical livre, é capaz de atravessar a membrana nuclear e induzir danos na molécula de DNA.

A geração de radicais livres constitui uma ação contínua e fisiológica, cumprindo funções biológicas essenciais. São formados em um cenário de reações de óxido-redução, provocando ou resultando dessas reações. Podem ceder o elétron solitário e serem oxidados; ou podem receber outro elétron e serem reduzidos.

São gerados a partir de dois sistemas enzimáticos: o sistema oxidativo de NADP+/NADP+H+ e o da mieloperoxidase. Sua fonte principal de produção é a explosão respiratória (respiratory burst) durante a ativação de glóbulos brancos como neutrófilos, monócitos, macrófagos, eosinófilos, entre outros. Podem também ser formados a partir do oxigênio e seus derivados, dos radicais alcoxi e peróxido, do ozônio, de metais de transição e da reação de Fenton.
A geração de radicais livres pode ocorrer no citoplasma, nas mitocôndrias ou na membrana, e o seu alvo celular (proteínas, lipídeos, carboidratos e moléculas de DNA) está relacionado com seu sítio de formação.

Como fontes exógenas de radicais livres encontramos as radiações gama e ultravioleta, os medicamentos, a dieta, o cigarro e os poluentes ambientais.

Embora uma pequena quantidade de radicais livres seja necessária para manutenção da vida, sua produção excessiva, maior do que a sua velocidade de remoção, pode conduzir a diversas formas de dano celular. Cooper cita que animais demonstraram lesões tissulares, diminuição do crescimento e outros danos quando eram expostos a concentrações elevadas de oxigênio. Em humanos, a respiração de oxigênio puro durante um período de até 6 horas causava mal estar torácico, tosse e dor de garganta; períodos de exposição mais prolongados eram capazes de destruir células das vias respiratórias.

Em um organismo, a existência de um desequilíbrio em favor da geração excessiva de radicais livres, ou em detrimento da velocidade de remoção destas espécies, é conhecida como estresse oxidativo e pode conduzir à oxidação maciça de substratos biológicos. A cronicidade desse estresse oxidativo, no ambiente celular, pode causar severos problemas metabólicos e estar envolvida na origem e no desenvolvimento de numerosas doenças.

Buzzini & Matsudo relatam que os radicais livres além do próprio processo de envelhecimento, estão envolvidos em aproximadamente 40 doenças, entre as quais o câncer e a aterosclerose, as duas principais causas de morte atualmente.

Além do câncer e da aterosclerose, os efeitos tóxicos dos radicais livres estão relacionados com doenças como porfirias, cataratas, sobrecarga de ferro e cobre, doença de Alzheimer, diabetes, inflamações crônicas, doenças auto-imunes e situações de injúria por isquemia. Outras causas da ação de radicais livres é a ocorrência da doença de Parkinson, da artrite reumatóide e da doença intestinal inflamatória1.

Além disso, o ataque dos radicais sobre o DNA, RNA e proteínas pode gerar citotoxicidade, alergias, mutagênese e/ou carcinogênese, dependendo da proporção da exposição.
De maneira geral, a toxicidade local dos radicais livres e de outros produtos tóxicos do oxigênio constitui a via comum final da lesão tecidual em uma variedade de doenças.

CAROTENÓIDES COMO AGENTES ANTIOXIDANTES

Os antioxidantes podem ser definidos como qualquer substância que, presente em baixas concentrações, quando comparada a um substrato oxidável, atrasa ou inibe a oxidação desse substrato de maneira eficaz.

O sistema de defesa antioxidante é formado por compostos enzimáticos e não-enzimáticos, estando presentes tanto no organismo (localizados dentro das células ou na circulação sangüínea) como nos alimentos ingeridos.

No sistema enzimático estão presentes as enzimas superóxido-dismutase, glutationa-peroxidase e catalases. Várias enzimas antioxidantes são metaloenzimas, que contêm traços de minerais. A glutationa-peroxidase é uma enzima dependente de selênio, e a enzima superóxido-dismutase contém manganês, zinco ou cobre, dependendo da sua localização nos compartimentos celulares.

Dos componentes não-enzimáticos da defesa antioxidante destacam-se alguns minerais (cobre, manganês, zinco, selênio e ferro), vitaminas (ácido ascórbico, vitamina E, vitamina A), carotenóides (beta-caroteno, licopeno e luteína), bioflavonóides (genisteína, quercetina) e taninos (catequinas).

Os carotenóides são corantes naturais presentes nas frutas e vegetais (cenouras, tomates, espinafre, laranjas, pêssegos, entre outros), sendo que sua estrutura química é composta por ligações duplas conjugadas, que são responsáveis por sua cor e por algumas de suas funções biológicas.

Estudos mostram a relação entre o aumento no consumo de alimentos ricos em carotenóides e a diminuição no risco de várias doenças. Segundo Olson22, os carotenóides seqüestram o oxigênio singlete, removem os radicais peróxidos, modulam o metabolismo carcinogênico, inibem a proliferação celular, estimulam a comunicação entre células (junções gap), e elevam a resposta imune.

Testes in vitro e in vivo sugerem que os carotenóides são excelentes antioxidantes, seqüestrando e inativando os radicais livres. A ação seqüestrante de radicais é proporcional ao número de ligações duplas conjugadas, presentes nas moléculas dos carotenóides. O mecanismo pelo qual os carotenóides protegem os sistemas biológicos dos radicais depende da transferência de energia do oxigênio excitado para a molécula do carotenóide, em que a energia é dissipada por meio de rotações e vibrações do carotenóide no meio solvente.

Os carotenóides reagem com os radicais livres, notavelmente com os radicais peróxidos e com o oxigênio molecular, sendo a base de sua ação antioxidante.

Carotenóides como o beta-caroteno, licopeno, zeaxantina e luteína, exercem funções antioxidantes em fases lipídicas, bloqueando os radicais livres que danificam as membranas lipoprotéicas.

LICOPENO COMO ANTIOXIDANTE

O licopeno é um carotenóide sem a atividade pró-vitamina A, lipossolúvel, composto por onze ligações conjugadas e duas ligações duplas não conjugadas.

O licopeno é tido como o carotenóide que possui a maior capacidade seqüestrante do oxigênio singlete, possivelmente devido à presença das duas ligações duplas não conjugadas, o que lhe oferece maior reatividade.
É o carotenóide predominante no plasma e nos tecidos humanos, sendo encontrado em um número limitado de alimentos de cor vermelha, como tomates e seus produtos, goiaba, melancia, mamão e pitanga. Tomates e derivados aparecem como as maiores fontes de licopeno. O tomate cru apresenta, em média, 30mg de licopeno/kg do fruto; o suco de tomate cerca de 150mg de licopeno/litro; e o catchup contém em média 100mg/kg.

O licopeno presente nos tomates varia conforme o tipo e o grau de amadurecimento dos mesmos. Segundo Giovannucci, o tomate vermelho maduro contém maior quantidade de licopeno que de beta-caroteno, sendo responsável pela cor vermelha predominante. As cores das espécies de tomate diferem do amarelo para o vermelho alaranjado, dependendo da razão licopeno/beta-caroteno da fruta, que também está associada com a presença da enzima beta-ciclase, a qual participa da transformação do licopeno em beta-caroteno.

Em relação à biodisponibilidade, verificou-se que o consumo de molho de tomate aumenta as concentrações séricas de licopeno em taxas maiores do que o consumo de tomates crus ou suco de tomate fresco. A ingestão de molho de tomate cozido em óleo resultou em um aumento de 2 a 3 vezes da concentração sérica de licopeno um dia após sua ingestão, mas nenhuma alteração ocorreu quando se administrou suco de tomate fresco.

Essa diferença de biodisponibilidade está relacionada com as formas isoméricas apresentadas pelo licopeno. Clinton et al.31 demonstraram que 79% a 91% do licopeno presente nos tomates e seus produtos encontram-se sob a forma do isômero trans (trans-licopeno), em contraste com os níveis de licopeno sérico e tissulares, que se encontram em mais de 50% na forma de isômero cis (cis-licopeno). O licopeno ingerido, na sua forma natural (trans-licopeno), é pouco absorvido, mas estudos demostram que o processamento térmico dos tomates e seus produtos melhora a sua biodisponibilidade. O processamento térmico rompe a parede celular e permite a extração do licopeno dos cromoplastos.

Os nutrientes presentes no tomate (lipídios, proteínas e fibras) podem contribuir para a estabilidade dos trans-isômeros de licopeno na fruta. Durante a digestão e absorção, o licopeno é separado dos demais nutrientes e incorporado a micelas. É possível que ocorra a isomerização do licopeno nesta separação, alterando a configuração do licopeno de trans para cis-isômero. Dados sugerem que os cis-isômeros de licopeno são mais bem absorvidos, pela sua melhor solubilidade em micelas e por não se agregarem.

Alguns tipos de fibras, encontradas nos alimentos, como a pectina, podem reduzir a biodisponibilidade do licopeno, diminuindo a sua absorção devido ao aumento da viscosidade.

CONSUMO DE LICOPENO NA PRÁTICA NUTRICIONAL

O licopeno, como os demais carotenóides, se encontra em maiores quantidades na casca dos alimentos, aumentando consideravelmente durante o seu amadurecimento. Sua concentração é maior nos alimentos produzidos em regiões de climas quentes.
O efeito climático ou geográfico sobre a quantidade do licopeno presente em frutas pode ser verificado comparando-se o cultivo em regiões diferentes. O tomate comum brasileiro tem menores quantidades de licopeno do que a goiaba, o mamão tailândia e a pitanga; no entanto, outras variedades de tomate podem ter maiores concentrações de licopeno .

A quantidade de licopeno em produtos processados depende da composição do alimento de origem e das condições de processamento. Os níveis de licopeno nos produtos processados são geralmente maiores do que os encontrados em alimentos crus, dado que há concentração do produto no processamento, como pode ser visto no purê e na pasta de tomate .
Segundo um estudo realizado, no Canadá por Rao et al.48, a média de ingestão de licopeno, verificada por meio de questionários de freqüência alimentar, foi de 25mg por dia, com 50% desta ingestão representada por tomates frescos. Considerando que os tomates frescos são menos biodisponíveis que os tomates processados, os autores concluíram que uma maior ingestão de tomates processados seria aconselhada. Desta forma, Rao & Agarwal46 sugerem que o valor de 35mg/dia seria uma ingestão média diária apropriada deste antioxidante.
Um exemplo de cardápios de 2000kcal, utilizando fontes de licopeno (tomates e produtos, goiaba vermelha, mamão). O valor nutricional do cardápio é: Energia: 2000kcal; Proteínas: 65 gramas (12,5%); Carboidratos: 323 gramas (65%); Lipídios: 50 gramas (22,5%); Licopeno: 36mg.

Portanto, como orientação dietética seria necessário estimular o consumo de alimentos fontes de licopeno, bem como de frutas e vegetais ricos em antioxidantes de maneira geral, procurando suprir as necessidades diárias, para evitar o estresse oxidativo e os danos celulares.

REFERÊNCIAS

1. Méndez Filho JD, Rodríguez HGR. Sobre los benefícios de los radicales libres. Rev Med IMSS 1997; 35(4):309-13.

2. Speisky HC, Jiménez IT. Radicales libres y antioxidantes en la prevención de enfermidades III: evidencias clínico epidemiológicas de los riesgos y beneficios asociados al consumo de antioxidantes en la prevención de enfermidades cardiovasculares. Rev Chil Nutr 2000; 27(3): 314-25.

3. Papas AM. Diet and antioxidant status. Food Chem Toxicol 1999; 37:999-1007.

4. Halliwell B, Gutterdge JMC. Antioxidant defenses. In: Free radicals in biology and medicine. 3rd ed. Oxford: Clarenton Press; 1999. p.105-245.

5. Pool-Zobel BL, Bub A, Müller H, Wollowski I, Rechkemmer G. Consumption of vegetables reduces genetic damage in humans: first results of a human intervention trial with carotenoid-rich foods. Carcinogenesis 1997; 18(9):1847-50.

6. Bianchi MLP, Antunes LMG. Radicais livres e os principais antioxidantes da dieta. Rev Nutr 1999; 12(2):123-30.

7. Silva CRM, Naves MMV. Suplementação de vitaminas na prevenção de câncer. Rev Nutr 2001; 14(2):135-43.

8. Agarwal S, Rao AV. Tomato lycopene and its role in human health and chronic diseases. Canad Med Assoc J 2000; 163(6):739-44.

9. Halliwell B, Gutterdge JMC. The chemistry of free radicals and, related `reactive species'. In: Free radicals in biology and medicine. 3rd ed. Oxford: Clarenton Press; 1999. p.36-104.

__________________________________________________________________

Atenção:
" Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.
As informações disponíveis no site blog Espaço estético possuem apenas caráter educativo. '' Marcela Pagliuso


domingo, 13 de junho de 2010

Máscaras Faciais - Grandes aliadas da beleza no inverno!

Máscaras Faciais


A pele torna-se ressecada, desvitalizada, sem brilho quando não é cuidada adequadamente. São muitas as causas de uma pele ressecada e desvitalizada, mas se tomarmos sempre cuidados como utilização de cremes e máscaras, em pouco tempo seu aspecto refletirá uma condição saudável conferida por sua elasticidade, maciez e tônus natural.


As máscaras faciais constituem um indispensável recurso potencializador de cuidados estéticos de beleza e rejuvenescimento cosmético. Enquanto os ingredientes estão agindo na pele, as células têm tempo de absorver os princípios ativos que necessitam de recompor sua umidade natural, normalmente afetada por diversos fatores como poluição, raios solares e resquícios de maquiagem deixados sobre ela. Ao mesmo tempo, a película – forma da pela máscara permite a absorção intensa de substâncias relaxantes ou estimulantes.


As propriedades ricas em substâncias ativas de máscaras faciais tais como adstringentes, descongestionantes, suavizantes e emolientes contidas nas fórmulas, restabelecem e mantém o equilíbrio normal e saudável da pele revitalizando-a de maneira natural, rápida, com eficiência e atenuando as tensões da pele do rosto, pescoço e colo advindos de cuidados estéticos e de agressões ambientais, como sol, vento, poluição, renovando a tonicidade, realçando o brilho a maciez, cor e a suavidade natural da pele e proporcionando suavidade, elasticidade, relaxamento, tonicidade e maciez logo após seu uso.


Através de suas bases cremosas e géis o transporte das substâncias em seus ativos e propriedades se faz de modo natural e profundo, permitindo a pele a devida oxigenação e respiração, exercendo um processo de absorção equilibrado e eficiente.


Antes mesmo de o homem moderno desenvolver uma linha de “produtos cosméticos” ou de higiene, no antigo Egito, na antiga Grécia e posteriormente na Roma antiga, as máscaras faciais e corporais eram amplamente utilizadas e tinham funções variadas bem como suas aplicações tanto para prevenir como para remediar, porém sempre como o cuidado de elaborar fórmulas naturais e que promovessem o aspecto saudável e bonito da cútis.


A cosmética hoje se modernizou, evoluiu, mas continua-se a fazer das máscaras produtos importantes e coadjuvantes no tratamento estético facial e corporal, tendo seu objetivo inicial imutável.


Algumas máscaras são famosas:


MÁSCARA DE PÓ DE PÉROLA - utilizado na China há milhares de anos, promove a revitalização da pele da face e tem ação anti-radical-livres. É fonte rica em cálcio, que hidrata, combate rugas e manchas de pele.


MÁSCARA DE ARGILA – ação energizante, tonificante e rica em oligoelementos naturais.


MÁSCARA DE DMAE melhora a elasticidade, o tônus e a textura da pele.


MÁSCARA DE UVA – contra a falta de viço da pele cansada. Deixa a pele clara e suave.


MÁSCARA COM EXTRATOS DE ALGAS MARINHAS – proporciona umectação e emoliência da camada mais externa da pele. A pele fica mais suave ao tato.


MÁSCARA DE CHOCOLATE – Para nutrição, emoliência, hidratação e reparação das peles cansadas e desvitalizadas. Possui uma molécula neuromoduladora que é encontrada no cérebro, e é responsável pelo efeito anti-estresse que o chocolate proporciona.


MÁSCARA DE CEREAIS E FRUTAS - contribui para prevenção do envelhecimento precoce causado pela falta de hidratação e nutrição, atua para a consolidação e equilíbrio da emoliência, hidratação e nutrição adequadas para uma pele sedosa, macia, natural e saudável.


MÁSCARA DE MORANGO - auxilia a manter o equilíbrio fisiológico da pele, proporcionando emoliência, suavidade, frescor, hidratação e nutrição naturais.


MÁSCARA DE ALGAS VERDES - proporciona frescor, suavidade e relaxamento, normalizando o pH fisiológico da pele, hidratando, tonificando e estimulando um tônus de aparência saudável e natural.


MÁSCARA DE PRÓPOLIS - ação emoliente, secativa e normalizadora das funções naturais da pele, que contribuem para uma hidratação e nutrição adequadas resultando em uma pele com maciez, elasticidade e tônus natural.


MÁSCARA DE AZULENO – possui propriedades suavizantes, descongestionantes, e revitalizantes que contribuem para a recuperação e manutenção do pH fisiológico da pele, relaxando as tensões, melhorando a irrigação, aliviando as irritações e favorecendo a renovação de seu tônus e maciez.


MÁSCARA DE PEPINO - eficiente ação hidratante e refrescante.


MÁSCARA DE ALOE VERA - propriedades hidratantes, revitalizantes e emolientes do extrato de Aloe Vera contribuem para uma hidratação profunda e rica.


MÁSCARA DE CONFREI - promove uma ação suavizante, emoliente, reeptalizante, adstringente, descongestionante da pele, contribuindo para sua revitalização, promovendo o equilíbrio das funções normais da pele nas regiões agredidas (inclusive pela acne) e irritadas devido à mecânica dos cuidados estéticos (peeling e outros).

Filtros solares

A Pele e o Sol

Radiação Ultravioleta A parte perigosa da luz solar

A radiação Ultravioleta ( UV ) faz parte da luz solar que atinge a Terra. Ao atingir nossa pele, os raios UV penetram profundamente e desencadeiam reações imediatas como as queimaduras solares, as fotoalergias (alergias desencadeadas pela luz solar) e o bronzeamento.
Provocam também reações tardias, devido ao efeito acumulativo da radiação durante a vida, causando o envelhecimento cutâneo e as alterações celulares que, através de mutações genéticas, predispõem ao câncer da pele.

A radiação UV que atinge a Terra se divide em radiação UVA e UVB (os raios UVC não atingem a Terra):

Radiação UVA

Maior parte do espectro ultra violeta, a radiação UVA possui intensidade constante durante todo o ano, atingindo a pele praticamente da mesma forma durante o inverno ou o verão. Sua intensidade também não varia muito ao longo do dia, sendo pouco maior entre 10 e 16 horas que nos outros horários. Penetra profundamente na pele, sendo a principal responsável pelo fotoenvelhecimento. Tem importante participação nas fotoalergias e também predispõe a pele ao surgimento do câncer. O UVA também está presente nas câmaras de bronzeamento artificial, em doses mais altas do que na radiação proveniente do sol.
Fotoenvelhecimento

Radiação UVB
Sua incidência aumenta muito durante o verão, especialmente nos horários entre 10 e 16 horas quando a intensidade dos raios atinge seu máximo. Os raios UVB penetram superficialmente e causam as queimaduras solares. É a principal responsável pelas alterações celulares que predispõem ao câncer da pele.

Queimadura solar -Considerações importantes

1) Apenas os raios UVB causam as queimaduras solares portanto, o fato de você não ter ficado vermelho, não significa que sua pele não sofreu a ação danosa da radiação UV, porque o UVA não causa queimaduras mas danifica a pele. Aquele sol de inverno que pareceu não causar problemas porque você não se queimou nada, na verdade também está prejudicando sua pele favorecendo, principalmente, o seu envelhecimento, da mesma forma que as câmaras de bronzeamento artificial.

2) A quantidade de UVA emitida por uma câmara de bronzeamento pode chegar a ser 10 vezes maior que a da luz solar. Pode-se imaginar o dano causado à pele por este tipo de tratamento. Dano este que só vai aparecer com o passar dos anos. O uso destas câmaras para bronzeamento deve ser evitado apesar das alegações de que não fazem mal à pele. Elas provocam o envelhecimento precoce e predispõem ao surgimento do câncer da pele.

3) O FPS representa apenas a proteção contra o UVB. Alguns filtros solares já trazem também o fator de proteção contra o UVA.

4) EVITE OS HORÁRIOS ENTRE 10 E 16 HORAS. Este é o pior horário para se expor ao sol devido à grande intensidade da radiação UVB, principal causadora do câncer da pele. Se você tem que se expor ao sol neste horário, proteja-se intensamente com protetores solares de FPS alto, use chapéus, roupas e barracas. Quem tem a ganhar é você.


Filtros Solares:

Proteção contra a radiação solar

Os filtros solares ou protetores solares são substâncias que aplicadas sobre a pele protegem a mesma contra a ação dos raios ultra-violeta (UV) do sol. Os filtros solares podem ser químicos (absorvem os raios UV) ou físicos (refletem os raios UV). É comum a associação de filtros químicos e físicos para se obter um filtro solar de FPS mais alto.

O que é FPS?
FPS significa Fator de Proteção Solar. Todo filtro solar tem um número que determina o seu FPS, que pode variar de 2 a 60 (até agora, nos produtos comercializados no Brasil). O FPS mede a proteção contra os raios UVB, responsáveis pela queimadura solar, mas não medem a proteção contra os raios UVA.

O que significa o valor do FPS?
A pele, quando exposta ao sol sem proteção, leva um determinado tempo para ficar vermelha. Quando se usa um filtro solar com FPS 15, por exemplo, a mesma pele leva 15 vezes mais tempo para ficar vermelha.

A partir do FPS 15 todos os filtros são iguais?
Não. Esta é uma idéia que foi divulgada de forma errada. O filtro solar com FPS 15 bloqueia a maior parte dos raios UV e o aumento do FPS aumenta pouco o bloqueio destes raios. No entanto, o tempo em que o filtro solar continuará a absorver os raios UV será maior quanto maior for o FPS, diminuindo a frequência da reaplicação.

Como devo escolher o FPS do meu filtro solar?

O filtro solar deve proteger a pele evitando o dano causado pela radiação solar. Se o filtro que você utiliza permite que sua pele fique vermelha após a exposição ao sol, isto é sinal de que a proteção não está sendo eficaz. Neste caso, você deve aumentar o FPS ou então reaplicar o filtro solar com um intervalo menor.

O fator mínimo para uma proteção adequada é o FPS 15, aplicando o filtro generosamente sempre 20 a 30 minutos antes de se expor ao sol e reaplicando a cada 2 horas. Entretanto, como o FPS é determinado em laboratórios, sob condições especiais, minha recomendação pessoal é dar uma margem de segurança, usando sempre um filtro solar com FPS igual ou maior que 25.

"Oil free"? Hipoalergênico? Entenda seu filtro solar.

A linguagem utilizada nos rótulos dos filtros solares muitas vezes deixa o consumidor confuso na hora da compra. Aprenda abaixo o que significam os termos mais frequentes e escolha aqueles mais indicados ao seu tipo de pele:

Anti UVA e UVB: filtros que protegem contra os raios ultravioleta A e ultravioleta B.

Hipoalergênico: utiliza substâncias que geralmente não provocam alergias.

Livre de PABA ou "PABA Free": filtros que não contém a substância PABA, que tem alto poder de causar alergias.

Livre de óleo ou "oil free": filtros cujos veículos não contém oleos animais e vegetais e sim minerais como o silicone por exemplo. São os mais indicados para pessoas de pele oleosa ou com tendência à formação de cravos e espinhas.

Não comedogênico: filtros que não obstruem os poros, evitando assim a formação de cravos. São também indicados para pessoas de pele oleosa e com tendência à formação de cravos e espinhas.

Lembre-se sempre...
Filtro solar que protege não deixa queimar. Filtro solar que deixa queimar não protege


Fototipos Cutâneos:
Classificação da pele de acordo com a sua cor Fototipos*

Descrição e Sensibilidade ao Sol

I - Branca
Queima com facilidade, nunca bronzeia
Muito sensível

II - Branca
Queima com facilidade, bronzeia muito pouco
Sensível

III - Morena Clara
Queima moderadamente, bronzeia moderadamente
Normal

IV - Morena Moderada
Queima pouco, bronzeia com facilidade
Normal

V - Morena Escura
Queima raramente, bronzeia bastante
Pouco sensível

VI - Negra
Nunca queima, totamente pigmentada
Insensível

* Segundo a Classificação de Fitzpatrick

domingo, 6 de junho de 2010

Ultra-som


É um tratamento que exige conhecimento para sua aplicação e deve ser feito por profissionais da saúde habilitados.


Como age?

Através de estímulo do metabolismo local, ocorre o aumento da circulação sanguínea, promovendo a eliminação de toxinas, redução da gordura localizada, intensifica a penetração de substâncias com princípios ativos que potencializam o resultado.

Os efeitos do ultra-som de 3Mhz melhoram as propriedades mecânicas dos tecidos (rearranjo e extensibilidade das fibras colágenas), a microcirculação local, relaxamento muscular e vasodilatação. Tem ação antiinflamatória e de reabsorção de edemas, fibrinolítica (quebra dos nódulos de celulite), regeneradora e analgésica.



Como funciona?



O equipamento é aplicado por uma profissional capacitada, onde utiliza-se um gel condutor e através de movimentos lentos e circulares a onda sônica penetra no corpo, chegando somente em tecido adiposo, provocando o aumento do metabolismo local e acelerando a eliminação de toxinas.




Quanto tempo dura uma sessão?

de 15 a 20 minutos.



.Qual a indicação?

- Gordura localizada


- Celulite


- Pré e pós-operatório de cirurgia plástica.



O Ultrassom dói?

Este tratamento é completamente indolor.



Efeitos Básicos produzidos pelo Ultra-som:


Efeito Mecânico:

A sonorização produz sobre o organismo uma série de pressões e descompressões que conferem um movimento oscilatório das partículas intra e extras celulares. Desta forma se vêem submetidas a uma aceleração violenta, com paradas bruscas, originando variações de pressão consideráveis. Esses conjuntos de efeitos formam a micromassagem a nível celular que: Produz um aumento da permeabilidade da membrana celular, acelerando o intercâmbio de fluidos, favorecendo o processo de difusão e melhorando o metabolismo celular; Pode produzir desagregações de complexos celulares e macromoléculas; Favorece a liberação de aderências, provavelmente pela separação das fibras colágenas.



Efeito Térmico:

A energia mecânica absorvida pelos tecidos pode transformar-se em energia térmica, já que o organismo não é completamente elástico opondo uma resistência ao movimento mecânico, tendo um resultado final à produção de calor. Esta produção de calor contribui para a estimulação do metabolismo celular e da circulação sangüínea, favorecendo a instalação de uma hiperemia na região.


Efeito Químico:


como conseqüência dos fatores mecânicos e térmicos, aparecem umas séries de reações químicas como Liberação de substâncias vasodilatadoras



É contra-indicado:


nos casos de gravidez
neoplasias
infecção ativa
portadores de qualquer tipo de próteses metálicas (no local ou próximo ao local de aplicação).