Sejam bem vindos!

Saúde e Bem Estar

Tratamentos personalizados

Bel Col, Adcos e Vita Derm

*Pré e pós operatorio de cirurgia plastica e outras

*Limpeza de Pele

*Tratamento de Acne

*Tratamentos faciais para rejuvenescimento e combate a flacidez

*Hidratação facial

*Drenagem linfática

*Tratamentos corporais de Redução de Medidas e Celulite

*Talasoterapia

*Estimulação Russa

*Hidratação Corporal

*Argiloterapia

*Massagem Relaxante com Pedras

*Aromoterapia

*Nutrição

*Dia da Noiva

Agora tambem Auriculoterapia e Depilação

Venha fazer sua avaliação gratuita!









http://marcelapagliuso-estetica.blogspot.com/





Orkut: Espaço Estético Marcela Pagliuso







Agende seu horario e ou avaliação pelo Telefone fixo

(035) 35210401 Passos/MG

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Celulite (FEG)




Celulite:

Inicialmente para conhecer o processo de formação da celulite precisamos ser apresentados ao lipócito, que é a célula de gordura. O lipócito é uma célula que apresenta pequenos vacúolos de gordura distribuídos pelo seu interior. Estes vacúolos são quem recebe o excesso de gordura da alimentação . Com o progressivo aumento da deposição de gordura nos vacúolos, eles vão se aproximando um do outro, e acabam se juntando , aparecendo então um grande vacúolo que ocupa quase toda a célula. Com a deposição de gordura , a célula fica toda aumenta de tamanho . O tecido gorduroso, que fica embaixo da pele é formado por um grande número de lipócitos. Entre os lipócitos correm os vasos , as artérias que trazem o sangue , oxigênio e nutrientes, e as veias e linfáticos que transportam o sangue e os produtos do metabolismo de volta para a circulação num processo contínuo. A quantidade de lipócitos é diferente nas pessoas com tendência à serem magras , que tem menos e nas pessoas com tendência à serem obesas que tem mais . No tecido gorduroso existem também as fibras, que separam os grupos de lipócitos . É por causa das características destas fibras que as mulheres desenvolvem celulite e os homens não. Nas mulheres as fibras são finas e perpendiculares a pele , ligando a pele ao tecido muscular, mais profundo. Nos homens as fibras são mais grossas e se ligam à musculatura de forma oblíqua. Quando aumenta o tamanho do tecido gorduroso na mulher por causa da acumulação de gordura , este tecido se expande em direção à pele e quando o mesmo acontece no homem , as fibras resistem à expansão em direção à pele e dirigem o tecido gorduroso em direção `a profundidade, não aparecendo assim as irregularidades da celulite.
O tecido gorduroso aumentado , comprime as veias e linfáticos passando à existir então um edema ( inchaço) que aumenta ainda mais o volume do tecido , piorando o processo de celulite. O hormônio feminino dirige mais gordura para regiões preferenciais como o quadril, e alteram a parede das microveias, piorando mais as condições circulatórias e agravando a celulite, em um ciclo vicioso que agora se inicia, e se não tratado tende à perpetuar. Os estágios de celulite vão acontecendo, desde celulite estágio I quando existe apenas um aumento de volume das células, com um pequeno edema, até estágios mais avançados, onde ocorre uma completa desorganização do tecido gorduroso com aparecimento de nódulos e depressões ( buraquinhos).

Estágios da Celulite:
A celulite se apresenta em quatro estágios de evolução.
Condição Normal:
Na condição normal o tecido gorduroso é ricamente irrigado, as células gordurosas são de tamanho e formas normais. Os vasos são eficientes e tem formato normal. Não existe edema e a Termografia é normal.


Celulite Estágio 1:
Acontece um aumento de volume das células do tecido gorduroso na região afetada ocasionado por acúmulo de gordura dentro da célula. Não existe alteração circulatória e dos tecidos de sustentação, apenas uma discreta dilatação das pequenas veias do tecido gorduroso. Não há sinais visíveis na pele e nem dor. Na termografia pode aparecer o aspecto chamado “Moucheté” que representa aumento de temperatura provocada por edema e hiperpermeabilidade dos capilares sangüíneos.
Nesse estágio o principal procedimento é tratar com Exercícios, com Nutricionista (Reeducação Alimentar), e Esteticista(programa de tratamento para celulite). A recuperação neste caso é muito boa dependendo do organismo de cada pessoa.

Celulite Estágio II :
As células gordurosas ficam um pouco mais cheias de gordura, e as que ficam na parte mais profunda começam a sofrer o mesmo processo. Já aparece um certo grau de fibrose, que se piorar, começa à formar micronódulos na fase seguinte. O aumento do volume das células provoca alteração circulatória por provocar a compressão das microveias e vasos linfáticos. O sangue e a linfa (líquido aquoso que banha as células) ficam represados. Ocorre então um maior “inchaço” das células gordurosas e detritos tóxicos, que deveriam ser eliminados, começam a ficar acumulados. Na pele já é possível se observar irregularidades à palpação e ainda não existe dor. Na termografia o aspecto “Moucheté” é mais característico aparecendo edema e estase sangüínea demonstrados por áreas de temperatura aumentada.
Neste estágio o tratamento é necessário em conjunto com o Dermatologista (com o uso de Mesoterapia), Nutricionista(Reeducação Alimentar) e Esteticista (com Ultra-som, cosméticos e Drenagem linfática) além dos Exercícios físicos. Os resultados são bons, se houver adesão ao tratamento pode-se chegar a regressão do quadro para o grau 1. (dependendo do organismo de cada pessoa.)

Celulite Estágio III:
As células continuam aumentando de volume por causa da contínua aquisição de gordura. Ocorre uma desordenação do tecido e aparecimento dos nódulos que apesar de mais profundos, são vistos como irregularidades na superfície da pele, mesmo sem palpação. Começa a existir uma fibrose, que é o endurecimento do tecido de sustentação ( onde estão as fibras) e a circulação fica ainda mais comprometida . Pode aparecer os vasinhos e microvarizes. A pele tem o aspecto parecido com “Casca de Laranja” . Ocorre a sensação de peso e cansaço nas pernas (Deve-se lembrar que a celulite é basicamente um problema circulatório, e nesse estágio a circulação no tecido gorduroso já está com problemas). Na termografia aparece o aspecto de “Pelle di Leopardo” que é a presença de inúmeras manchas termográficas, denotando a desorganização do tecido, com várias temperaturas e a presença de edema e estase venosa.
O tratamento é realizado da mesma forma que no estágio II , mas são necessárias muito mais sessões e a regressão para grau II e I é mais difícil e mais lenta , mas Ocorre uma sensível melhora, dependendo do organismo de cada pessoa.



Celulite Estágio IV :
O inchaço desordenado das células gordurosas é acentuado, o tecido de sustentação se torna mais endurecido ( fibroesclerose) e a circulação de retorno está muito comprometida. Nesse estágio, a celulite é dura e a pele fica “lustrosa”, cheia de depressões, com aspecto acolchoado. As pernas ficam pesadas, inchadas , doloridas e a sensação de cansaço está freqüentemente presente, mesmo sem esforço. Na termografia aparecem os aspectos anteriores já descritos e surgem os “Black Holes”, ou “Buracos Negros”, que são regiões de circulação diminuída, representando uma coalizão de vários micronódulos em macronódulos e a presença de significativa fibrose.
Nesse estágio o tratamento, é em conjunto com o médico Dermatologista(com o uso de Mesoterapia), Nutricionista(Reeducação Alimentar) e esteticista (Ultra-som, cosméticos e Drenagem linfática) além dos Exercícios físicos. é demorado, mesmo assim , pode-se esperar uma melhora parcial. Eventualmente pode ser necessário associar o tratamento cirúrgico com o medico Cirurgião Plástico , com Subcisão e Lipoescultura, principalmente se houver gordura localizada bem estabelecida e depressões no tecido gorduroso importantes.
Com essas informações fica claro que quanto mais cedo iniciar, melhor é o resultado do tratamento da celulite.

Localização da Celulite:
A celulite pode se localizar em várias regiões do corpo. Existe uma predileção pela região glútea, a região lateral da coxa, a face interna e posterior da coxa, o abdômen, a nuca, a parte posterior e lateral dos braços e a face interna dos joelhos. mas em pessoas predispostas pode atingir até mesmo os tornozelos.

Fatores que Favorecem o Aparecimento de Celulite:
A herança genética é muito importante na celulite e tem que ser levada em conta. Pode-se herdar diferentes tipos de fatores que predispõe à ela. ( produção de hormônios, tipo constitucional e até hábitos alimentares). mas isso não significa que você vai obrigatoriamente desenvolver o problema. Vamos supor que duas irmãs gêmeas idênticas, com predisposição genética para celulite, sejam criadas por famílias diferentes. Uma família se preocupa em manter uma alimentação saudável e em fazer exercícios físicos regulares. A outra não dá importância para esses cuidados. A primeira gêmea tem probabilidade muito menor de desenvolver celulite. Uma pessoa com tendência hereditária para desenvolver celulite, que tenha vida sedentária e hábitos alimentares descuidados pode ter até mais celulite do que outra com tendência maior, mas que se cuida.

Fatores hormonais e celulite:
Os hormônios femininos mesmo normais tem um papel importante no aparecimento da celulite. São os hormônios femininos que determinam onde a gordura será depositada na mulher, é ele que dá a característica ginóide que favorece a deposição de gordura no quadril e na coxa. O hormônio feminino também tem uma forte e importante ação na parede das veias, facilitando a formação de edema ( inchaço) . O hormônio também tem um papel na retenção de líquidos que ocorre no final do ciclo menstrual e que pode ter um papel no aparecimento da celulite. Podemos dizer que a celulite depende da deposição de gordura, da ação dos hormônios e das alterações das veias e linfáticos. O papel dos hormônios é determinante e muito forte, isso é comprovado pelo fato de a celulite começar a aparecer na adolescência, quando os hormônios femininos passam à ser secretados pelo organismo.

Alimentação e celulite:
Comer mais que o necessário, assim como dietas ricas em gorduras ou carbohidratos ou maus hábitos alimentares( Ex: comer muito à noite e não comer de dia) aumentam a síntese e o armazenamento de gorduras, favorecendo a celulite. Tomar pouca água e abusar do sal dificulta a troca de líquidos do organismo favorecendo a retenção de resíduos tóxicos do metabolismo celular ( as células funcionam como uma fábrica que produz várias coisas úteis, mas esse trabalho todo produz um lixo- resíduo tóxico- que precisa ser retirado constantemente).

Vida Sedentária:
A falta de exercícios físicos diminui muito o consumo de energia pelo corpo o que facilita as sobras alimentares que serão transformadas em gordura. Além disso as células perdem a capacidade de produzir energia levando o organismo todo à ser mais apático, devagar. A vida das mulheres de antigamente não tinha as facilidades que existem hoje como transporte fácil, eletrodomésticos, água encanada, etc. Uma mulher há não muitos anos atrás tinha afazeres domésticos que provocavam muito mais exercícios do que hoje, como tirar água do poço, ou andar para fazer sua obrigações, por exemplo. As facilidades modernas tornam obrigatória a realização de alguma atividade física para evitar o sedentarismo que é muito prejudicial para a saúde como um todo e não só para a harmonia corporal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.